Historial

Sameiro, situado na margem esquerda do rio Zêzere, conta com cerca de 600 habitantes e 486 recenseados (excluindo pois a população emigrante), dista de Manteigas 6 Km. Senso sob o ponto de vista administrativo, a terceira Freguesia (Formando um conjunto das quatro do concelho) Santa Maria, São Pedro, Sameiro e Vale de Amoreira.
 
Uma antiga versão popular em que a tradição se confunde com a lenda e a ficção, faz derivar o nome de Sameiro do facto em eras passadas, uma devido á horda de invasores, que pretendeu subir pelo vale do Zêzere em missão de exploração de conquista, ter deparado, por alturas da “Figueira-brava”, com intransportável dificuldade, devido á barreira de passagem que os de cima lhe tinham feito, fazendo rolar enormes pedregulhos, o que obrigou os exploradores a desistir do prosseguimento da marcha.
 
Concluíram os invasores que, devido a tal barreira, ninguém já mais se teria atrevido a passar dali para cima, pelo que não deveria haver mais sítio povoado para o interior da serra, no que se enganavam redondamente.
 
Assim, julgando ser a última povoação que avia explorado, lhe terão posto o nome de “Povo Cimeiro”, donde terá derivado o nome de Sameiro.

Padroeiro - São João Batista
Principais Actividades Económicas - Agricultura, pecuária, extracção e preparação de madeira, serralharia civil, construção civil e têxteis.
 
Festas e Romarias - São João (24 de Junho ou fim-de-semana mais próximo). Património Cultural e Edificado:
São Nuno (1.º fim-de-semana de Agosto) e
Santa Eufêmia (é o domingo a seguir ao dia 16 de Setembro).
 
 - Igreja Matriz;
- Capela de Santa Eufêmia;
- Centro Cultural e Paroquial de Sameiro;
- Centro Social de Sameiro;
- Complexo do Polidesportivo Dr. José Manuel Custódia Biscaia
- Cruzeiro;
- Fonte de São João Batista;
- Fragais dos Mouros;
- Skiparque - Parque Campismo e aventura, pista atificial de Sky e Praia Fluvial.
 
Locais de Interesse Turístico - Lugar da Cabeça da Azinha, Vale de SAMEIRO , Gorgolão, Relva da Reboleira (Pista de Ski Sintética, Parque de Campismo, Praia Pluvial e Parque de Merendas), Parque de Lazer e Recreio em SAMEIRO (Polidesportivo e Piscina).